Torneio – Guia de boas práticas de organização

Erros cometidos na organização de torneios

1. Não utilizar a internet para registar e comunicar com os intervenientes/participantes do torneio.

A maneira mais eficiente para registar e comunicar com os participantes do torneio é através da internet.

Crie um site para o torneio. O URL do site deve ser mencionado em todos os materiais de divulgação e promoção do evento.

Ao acederem ao site os participantes podem não só inscrever as suas equipas, mas também obter todas as informações relativas à competição.

2. Não encerrar o registo das equipas a tempo de gerar os brackets (esquemas das competições) antes do torneio iniciar.

As pessoas apreciam a confiabilidade e o uso eficiente de tempo.

Estes fatores contribuem para uma melhor experiência para todos os envolvidos, durante o decorrer do torneio, o que irá conferir ao mesmo uma excelente reputação.

É muito importante definir o período de inscrições no evento. É essencial encerrar as inscrições pelo menos um dia antes do torneio e publicar lista final dos participantes e os sorteios iniciais.

3. Não estar preparado para eventuais alterações nos brackets do dia do torneio.

Este é o erro que poderá gerar mais dúvidas.

Trata-se de uma correlação muito simples, quanto mais mudanças foram feitas durante a competição, maior será a probabilidade de cometer erros.

Defina responsáveis pelo bracketing. Sendo que um ficará responsável por receber e arquivar os registos enquanto que outro gera os brackets.

4. Não preparar corretamente os árbitros e os gestores de campo.

Certifique-se de que todos os árbitros conhecem as regras do torneio e estão dispostos a regular os jogos de acordo com essas mesmas regras.

Os gestores de campo devem entender o sistema de pontuação e saber como se processa a classificação de uma equipa.

5. Não ter um plano de backup para registos e brackets.

A utilização de um software contribui para uma execução e organização do torneio mais eficiente.No entanto, é necessário ter um plano de backup caso surja algum imprevisto.

Deve imprimir cópias das fichas de jogos entregar no balcão de check-in e aos responsáveis pelo bracketing.

6. Não publicação dos sorteios iniciais na área pública do evento.

Publicar os sorteios iniciais da competição é uma forma de evitar dúvidas.
Ao fechar as inscrições atempadamente, deve imprimir essa informação antes da competição iniciar.

7. Não ter as regras e as políticas do torneio claramente afixadas e distribuídas desde o início.

Publique claramente as regras e políticas do torneio, aquando o registo das equipas e nos locais do evento.

É importante definir as regras e as políticas antes de começar a aceitar registos/participantes.

Não faça as regras à medida que a competição vai decorrendo, pois na eventualidade de receber alguma queixa, é sempre possível contra-argumentar alegando que as regras e politicas foram divulgadas previamente.

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